quarta-feira, 7 de junho de 2017


Azulejos Mouriscos na Igreja de Mortágua

 

Após a reocupação cristã da península ibérica, ficaram muitos muçulmanos, a quem foi permitido manter a sua religião, o seu idioma e os seus costumes.
Eram os mudéjares. Influenciaram muitas actividades, entre elas as artes decorativas.
Daí que na época em que foi construída, ou talvez reconstruída, a igreja matriz de Mortágua, fosse usual utilizar os azulejos hispano-árabes  para decoração de altares e edifícios religiosos.

Maria José Goulão no seu trabalho “Alguns problemas ligados ao emprego de azulejos «mudéjares» em Portugal nos séculos XV e XVI” diz-nos:

Ao longo das centúrias de Quatrocentos e Quinhentos, as remessas vindas de Espanha, umas de grande vulto e de valor artístico inestimável, outras mais modestas, transformaram radicalmente o aspeto de muitos dos nossos edifícios de caráter religioso e civil. A decoração cerâmica tornou-se de tal forma apreciada que se criou uma verdadeira moda, o que se compreende tendo em conta o grande efeito decorativo dos azulejos «mudéjares», o seu relativamente baixo custo e fácil aplicação.

 
Apesar de muitas remodelações feitas na igreja desde então, há um conjunto de azulejos que persiste até hoje, embora tenham, provavelmente mudado de localização e de função.
Entre as fichas de inventário constantes  da  Colecção Santos Simões na página da Fundação Calouste Gulbenkian, sobre a Igreja Paroquial de Mortágua, entre outras considerações eventualmente desactualizadas, encontramos o seguinte registo:
 «Na capela mor, na parte inferior da parede do lado do ev., restos do silhar que teria sido de azulejo mudéjar, aproveitamento, provavelmente, dos azulejos do primitivo frontal do altar

 
 
À entrada da igreja, situada à esquerda existe um compartimento com uma antiga pia batismal de pedra ladeado por três painéis com azulejos mouriscos. O painel central apresenta um Cristo Crucificado em pedra, rodeado de azulejos. Os painéis laterais são só de azulejos.
 
 
 
 
Para melhor apreciação, acrescentamos alguma imagens mais pormenorizadas.
 





 

 
 

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