sábado, 11 de setembro de 2021

 

Mortágua marca posição - 1883

(1825-1904)

Foi um militar português, Oficial do Exército, descendente de uma família irlandesa residente no Porto. Tomou parte na guerra civil do lado das forças constitucionais. Posteriormente seguiu a carreira diplomática, passando pelas principais capitais europeias. Em 1883, quando se encontrava em Londres, defendeu a honra de Portugal na fase em que a Inglaterra começou a combater a escravatura.


Sir Jacob Bright, deputado de Manchester no Parlamento inglês, ataca violentamente Portugal no Parlamento Britânico, qualificando-nos de «potência desprezível», «governo corrupto» e «protector do comércio de escravos», afirmando que  « Portugal é uma potência europeia que fez bancarrota de todas as qualidades que poderiam torná-la digna de respeito e confiança

Luiz de Quillinan reage a essa intervenção do deputado enviando-lhe uma carta que contraria Jacob Bright e o desafia para um duelo. Eis o texto da carta:

O desafio não foi aceite, mas despertou em Portugal uma onda de apoio e solidariedade, tendo-lhe mesmo sido entregue uma “Espada de Honra”.

Foi também publicado um livro em sua homenagem “ A PATRIA – A LUIZ QUILLINAN”

A Câmara Municipal de Mortágua também se quis associar a essa onda de solidariedade, fazendo aprovar um “voto de respeito, de admiração e de louvor” ao brioso major Quillinan.

Para que conste:

À luz dos conceitos actuais, não sei se Sir Jacob Bright não estaria do lado da razão. Mas isso são contas de outro rosário… 



Sem comentários:

Enviar um comentário