sexta-feira, 3 de junho de 2016

A campanha de sementeira do pinheiro

Há algum tempo atrás, quando eu chamei a atenção para o facto de à época das invasões francesas o concelho de Mortágua ser muito menos florestado do que o é actualmente, algumas das pessoas que me ouviam ficaram um pouco incrédulas. 
A verdade é que no primeiro quartel do seculo XX, foi levada a cabo uma campanha de sementeira de pinheiros, em que a distribuição do penisco era gratuita. Tomás da Fonseca empenhou-se a fundo nessa missão, e das sessões de propaganda que levou a cabo resultou a edição de um livro intitulado «O Pinheiro», recentemente reeditado pela Câmara Municipal de Mortágua, ao qual ainda não conseguimos ter acesso, vá-se lá saber porquê.



Esta fotografia, que evoca um pouco essa época, penso que é posterior a essa campanha descrita no livro, embora seja quase certo que tem dois dos intervenientes. Os dois cavaleiros do lado direito são Tomás da Fonseca e, provavelmente, Basílio Lopes Pereira. As barbas completamente brancas de Tomás da Fonseca, são o que me leva a supor que a fotografia é posterior à campanha do pinheiro. A paisagem poderia ser dessa época.

Sem comentários:

Enviar um comentário