domingo, 12 de junho de 2016


Chanfana , Lampantana , Lapantana

1 – Chanfana – significado  e etimologia

Fomos indagar no Diccionário da Lingua Portugueza de Antonio de Moraes Silva, D. Rafael Bluteau ( Lisboa, 1789) o significado de  Chanfana  e encontramos “ guisado de fígado, cosido em caldo com especiarias v. badulaque”  e sobre Badulaque : guisado de fígado, e bofes em pedaços pequenos. V. chanfana.  f. Coisas miúdas, trastes de pouco valor.”

O Dicionário Complementar da Língua Portuguesa, de Augusto Moreno, na sua 5ª edição  publicada em 1948, dá a seguinte definição: « Guisado de fressura; sarrabulho; sarapatel; comida mal-feita. »

A 3ª edição do Dicionário de Português, da Porto Editora, da autoria de J. Almeida Costa e A. Sampaio e Melo, diz-nos:                          «Fressura guisada; sarrabulho; comida mal-feita; prov. Carne da cabeça do porco; aguardente ordinária. (Cp. Esp. chanfaina, cat. samfaina, do lat. symphonia, do gr.)»

A  Enciclopédia  da Editorial Verbo/Jornal Público de 2004 define:   «Chanfana, nf Gastronomia. (pop.) Especialidade culinária da Beira Litoral, que é um guisado de cebola, chibo ou ovelha velha, cuja carne é requintadamente preparada e temperada»

A Infopédia (on line) Porto Editora,2003-2013         http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/chanfana. , atribui  outros significados:                                                                                 «chanfana, nome feminino

1.
CULINÁRIA prato típico de carne de cabra ou cabrito assada em vinho tinto dentro de uma caçarola de barro

2.
CULINÁRIA fressura guisada; sarrabulho

3.
comida mal feita

4.
regionalismo carne da cabeça do porco

5.
pejorativo aguardente de qualidade inferior

(Do castelhano chanfaina, «guisado de bofes»?)»

 
No Dicionário Priberam (on line), encontramos:

« Chan-fa-na, substantivo feminino

1. Fressura guisada

2. Estufado de cabra, chibo ou ovelha, feito com vinho e cozinhado em panela de barro (caçoila), de preferência em forno de cozer pão

3. Sarapatel, sarrabulho

4.(Regionalismo) Carne da cabeça de porco

5. Comida malfeita

6.(burlesco) espada velha                                                                                                                                                  

  O Dicionário Aberto (on line) define assim :

«Chanfana f.

Espécie de guisado de fígado. Sarapatel, sarrabulho. Comida mal feita.

Prov.  Carne magra de carneiro, pelanga. 
                                                   
Burl.  Espada                        

Prov. Aguardente ordinária (Colhido no Fundão)
 
(Cast. Chanfaina )

 
  No Diccionário do indoeuropeu, de Prieto Alonso, Domingos, 2ª versão 2011, encontramos:

« chanfana 'espada ordinária, chanfalho' (*chanf-ann-a)

   chanfalho 'espada grande, velha e enferrujada, chanfana, espadagon; (estrem.) espada dos guardas municipais e dos agentes de polícia; qualquer instrumento cortante usado como arma, facon, espada, adaga; faca ou cuitelo cuja lâmina corta mal; (quiçá) qualquer instrumento musical desafinado; (quiçá) utensílio de qualidade inferior ou bastante deteriorado; o pénis' (*chanf-alh-o) »

 O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e o  Dicionário Etimológico Resumido (Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro/Ministério da Educação e Cultura, 1966)  dizem que o termo chanfana vem do espanhol  chanfaina, registrado em 1605 como "guisado de bofes preparado com cebola e outros condimentos", e que parece ser alteração de sanfoina (sanfona), com troca de sufixo.

O filólogo brasileiro João Ribeiro, segundo os dois dicionários, teria proposto que o termo é originário do latim symphonĭa, ae, "concerto, acompanhamento musical".

Outro filólogo, Corominas, concorda tanto com a origem espanhola do termo, quanto com a relação com a música, já que não é raro se empregarem termos musicais para designar guisados, prato preparado com vários ingredientes.»

 Encontramos  pois múltiplos significados para chanfana, sendo que o prato culinário actual aparece descrito tardiamente. Ainda mais tardio e misterioso é o termo Lampantana.

 
2- Lampantana

 Infopédia (on line) Porto Editora, 2003-2013.
http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/lampantana

 « lampantana , nome feminino

-prato típico da região da Beira Alta, preparado com de carne de ovelha assada em vinho tinto numa caçoila de barro e servido geralmente em dias de festa »

 Sobre a etimologia da palavra nada encontramos, para além dos disparates do Dr. José Baptista, que comentaremos noutra mensagem deste “blog”.
 
3- Lapantana

Encontramos um artigo no jornal “Defesa da Beira”  de 25 de Agosto de 1963em que é utilizado o termo lapantana com o significado de Lampantana. Pensamos tratar-se de um simples erro de ortografia.

 


Existe um significado para lapantana que encontramos em:

 

Infopédia (on line) Porto Editora, 2003-2013.
http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/lampantana

 
Lapantana

m., f. e adj. Pessôa simplória, idiota.

Cf. Camillo, Corja, 199.

 

 []

 

Sem comentários:

Enviar um comentário