Uma ocorrência atmosférica rara
A decomposição da luz branca, por um prisma óptico, ou pelas partículas de água existentes na atmosfera é um acontecimento frequente. Neste último caso é o vulgar arco-íris que é sempre belo, e que estimula a nossa imaginação a inventar fábulas com potes de ouro e outras maravilhas.
Já tenho fotografado alguns, quando por acaso existe uma máquina à mão. O que vemos acima foi fotografado em 2000, quando visitei as quedas de água de Iguaçu, no Brasil.
Ontem(16.05.2017), quando viajava na IP3 em direcção a Coimbra tive oportunidade de ver um fenómeno atmosférico que tem certamente o mesma natureza, mas com um aspecto visual bastante diferente, como nunca tinha observado. Não tinha à mão uma máquina que me desse grandes recursos, e são raras as escapatórias que permitam parar o carro. Quando cheguei a um desses locais, parei e fotografei o que consegui, embora perdesse alguma riqueza das cores que entretanto se esbateram, principalmente os tons de verde e anil. Mesmo assim, aqui fica o registo.
Sem comentários:
Enviar um comentário